xoves, 17 de xaneiro de 2019

REFLEXIÓNS SOBRE O ORDENAMENTO DO TERRITORIO E AS SÚAS CONSECUENCIAS DE GONÇALO RIBEIRO TELLES

” O património não é para o turismo” (Gonçalo Ribeiro Telles, em 2003)


https://patriculaelementar.wordpress.com/2018/12/15/o-patrimonio-nao-e-para-o-turismo-goncalo-ribeiro-telles-em-2003/?fbclid=IwAR0kmTI0dznxTM-_5VQnlKot7p6iu5mTIJ2TfSOX_0j0O5udnhnDo7IJlyI

Algún dos parágrafos .

Porque nós tínhamos agricultura e começámos por plantar eucalipto nos terrenos mais pobres. Mas este eucalipto não pode competir, nem no preço nem no volume de produção, com o do Brasil ou Angola, onde a queda pluviométrica provoca um crescimento muito maior. Para podermos competir temos de passar o eucalipto para terras mais férteis. Por isso é que querem despovoar o interior.
---------------------------------------

Pode dividir-se a paisagem global que refere em componente natural, agrícola e edificada?Não, a componente agrícola faz parte da paisagem natural, mas não ponho a agricultura industrial e o disparate agrícola nessa paisagem. Por exemplo, fui a Mação antes dos incêndios [de 2003] e sabia que aquilo ia arder. Que interesse tem um pinhal bravo contínuo em hectares e hectares?
Segundo declarações suas, o que ardeu primeiro foram pinheiros e eucaliptos.É o que arde sempre e ainda bem. Mas então e o que é que lá se põe? Essa zona do chamado pinhal verde é uma paisagem básica e histórica, onde predominavam o mato e a cabra, o que era óptimo – esta come o mato, que dá matéria orgânica, faz circular essa matéria e água, não há erosão… […] Entre nós, […] pomos a população a olhar o pinheiro a crescer para as celuloses. As pessoas vão-se embora. Mas é por isso que não se povoa o interior, para o pinheiro poder crescer à vontade. E quem diz o pinheiro diz o regadio extensivo.
------------------------------

O património nasceu num lugar, está ligado a esse lugar e à paisagem […]. A alteração da paisagem básica implica a destruição do património. 

----------------
O património não é para o turismo, o património é para nós. […
É sumamente interesante ler todo o artigo no enlace seguiente




https://patriculaelementar.wordpress.com/2018/12/15/o-patrimonio-nao-e-para-o-turismo-goncalo-ribeiro-telles-em-2003/?fbclid=IwAR0kmTI0dznxTM-_5VQnlKot7p6iu5mTIJ2TfSOX_0j0O5udnhnDo7IJlyI

Ningún comentario:

Publicar un comentario